Ação no restaurante universitário promoveu o conhecimento e conscientização quanto à importância da conservação e manejo dos nossos solos

Data de publicação: 7 de dezembro de 2018. Categoria: Notícias

Em comemoração ao dia mundial do solo (05/12), os integrantes do grupo QSQA (Qualidade do Solo e Química Ambiental) do Departamento de Ciências do Solo, Centro de Ciências Agrárias da Universidade Federal do Ceará, na Coordenação da Profª Maria Eugenia Ortiz Escobar, com alunos do curso de agronomia e dos programas de Pós Graduação em Ciência do Solo e Ecologia e Recursos Naturais, realizou ação no restaurante universitário para promover o conhecimento e conscientização dos estudantes, professores e servidores quanto à importância da conservação e manejo dos nossos solos, principalmente no tema escolhido para esse ano pela FAO (Food and Agriculture Organization of the United Nations), “Seja a solução à poluição do solo”.

O grupo foi criado em 2007 e atua nas linhas de pesquisa de química e poluição do solo, qualidade do solo e da água e qualidade ambiental. Alguns dos temas que já foram ou estão sendo estudados pelo grupo:

• Relação dos metais pesados com a mineralogia do solo em áreas sob diferentes cultivos;
  • Acúmulo de metais pesados em plantas;
  • Utilização de biochar produzido a partir de pneus, para remediação de solos contaminados com metais pesados;
  • Modelos de potencial de lixiviação de agrotóxicos em solos do semiárido;
  • Uso de resíduos de Agave sisalana na complexação de metais pesados;
  • Argila como condicionador estrutural do solo.

Fonte: Profa. Dra. Maria Eugenia Ortiz Escobar e Dra. Janine Colares Gadelha, Pesquisadora Voluntária – DCS – CCA.