Agrárias e UFC Virtual promovem curso para jovens do meio rural

Data de publicação: 6 de janeiro de 2012. Categoria: Notícias

De uma parceria entre o Instituto Universidade Virtual e o Departamento de Economia Agrícola do Centro de Ciências Agrárias – CCA surgiu o projeto “Tecnologias da informação e comunicação direcionadas à capacitação da juventude rural cearense na gestão e comercialização da produção agropecuária familiar”.

Com a realização de um curso de caráter semi-presencial, o projeto visa à formação de jovens das áreas rurais do estado do Ceará no uso das Tecnologias de Informação e Comunicação e, a partir desse conhecimento, capacitá-los profissionalmente para gerir e comercializar os produtos da agricultura familiar. O projeto foi selecionado pelo Ministério das Comunicações através da Secretaria de Inclusão Digital.

O curso será dividido em dois módulos – introdução à informática e introdução à gestão e comercialização da produção da agricultura familiar – e acontecerá, simultaneamente, em quatro pólos de apoio presencial, que se encontram nos territórios de Inhamuns Crateús, Sertão Central, Sertões de Canindé e Vales do Curu e Aracatiaçu, locais onde já existem sedes utilizadas pelo Instituto UFC Virtual. O projeto tem como meta formar, ao todo, 504 pessoas e, para isso, serão realizadas três edições sequenciais do curso. A cada edição, existirá o total de quatro turmas compostas por 42 participantes, uma em cada pólo. A previsão é que a primeira turma tenha início em Junho de 2012.

O Professor Edgar Marçal, do Instituto Universidade Virtual, diz acreditar no potencial dos cursos à distância nas diversas áreas do conhecimento e que o sucesso do projeto ratificará a importância dessa modalidade de ensino. “Ele [o projeto] é estratégico para a UFC Virtual, pois abre as portas para uma área na qual ainda não tínhamos curso: área agrária.”, disse.

A carga horária total do curso será de 160h, sendo 64h reservadas para o módulo de Informática e 96h para o de Gestão e Comercialização. Pelo seu caráter semi-presencial, a maior parte do curso será realizada via internet, através do ambiente Solar®, mas haverá também três encontros presenciais, que acontecerão nos pólos de apoio presencial. As aulas presenciais serão ministradas por bolsistas que estão em fase de seleção.

Os 504 estudantes que participarão do curso também estão sendo selecionados e terão prioridade aos jovens moradores de assentamentos da reforma agrária. “Para mim o mais importante [do projeto] é que os treinamentos serão oferecidos para os jovens envolvidos com a agricultura familiar.”, disse o professor José Newton Pires Reis, do Departamento de Economia Agrícola – CCA.

Sob a coordenação do Professor Mauro Cavalcante Pequeno, a equipe responsável pelo projeto é composta por Edgar Marçal de Barros Filho, Windson Viana de Carvalho e José Gilvan Rodrigues Maia – do Instituto Universidade Virtual -, José Newton Pires Reis e Kilmer Coelho Campos – Departamento de Economia Agrícola – CCA.

Fonte: Diretoria do Centro de Ciências Agrárias – (fone: 85 3366 9417)