Aluno do CCA irá ministrar palestra na conferência Rio +20

Data de publicação: 24 de maio de 2012. Categoria: Notícias

O Curso de Doutorado do Departamento de Engenharia Agrícola do Centro de Ciências Agrárias da Universidade Federal do Ceará, representado por Deodato do Nascimento Aquino, terá participação na conferência Rio+20.

Deodato do Nascimento Aquino, estudante do curso de Doutorado em Engenharia Agrícola, servidor do INCRA e participante do grupo de Pesquisa MASSA (Manejo de Solo e Água no Semiárido), ministrará a palestra intitulada "Conferência sobre Potencial de Crédito de Carbono nas Áreas de Preservação Permanente e Reserva Legal em Projetos de Assentamentos Gerenciados pelo INCRA no Bioma Caatinga" na Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável, a Rio+20. O estudante é orientado pela Professora Eunice Maia de Andrade.

Inserida dentro da temática “A economia verde no contexto do desenvolvimento sustentável e da erradicação da pobreza”, a palestra tem como principal objetivo a defesa de uma proposta de implementação de um Projeto Piloto dentro dos princípios do Protocolo de Kyoto, servindo de modelo para todas as áreas de Projetos de Assentamentos gerenciados pelo INCRA no bioma caatinga, dentro dos princípios do Mecanismo de Desenvolvimento Limpo (MDL), promovendo a redução de emissões de CO2.

O seu foco principal será a participação da sociedade civil e o envolvimento continuado das famílias dos assentamentos nas ações que priorizem a conservação e uso múltiplo sustentável dos recursos florestais da caatinga, minimizando os impactos ambientais negativos da política de reforma agrária e vislumbrando uma fonte alternativa de renda para o incremento da economia das famílias do semiárido brasileiro, ferramenta interessante na contribuição da erradicação da extrema pobreza no campo.

A Rio +20

A Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável (Rio+20) será realizada entre os dias 13 e 22 de junho de 2012, na cidade do Rio de Janeiro. A conferência é conhecida como “Rio+20” porque marca os vinte anos de realização da Conferência das Nações Unidas sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento (Rio-92) e deverá contribuir para definir a agenda do desenvolvimento sustentável para as próximas décadas.

Os dois temas centrais da Rio +20 são: a economia verde no contexto do desenvolvimento sustentável e da erradicação da pobreza e a estrutura institucional para o desenvolvimento sustentável – ambos aprovados pela Assembleia Geral das Nações Unidas de forma consensual entre os 193 países que integram a ONU.

Fonte: Deodato do Nascimento Aquino. Telefone para contato: 3366.9762. E-mail: deodato.aquino@tsa.incra.gov.br