Alunos e professora do CCA visitam a Universidade Federal da Paraíba

Data de publicação: 6 de junho de 2012. Categoria: Notícias

No dia 1 de junho, sexta, alunos da disciplina de Ranicultura do Curso de Graduação em Engenharia de Pesca e Zootecnia da Universidade Federal do Ceará, realizaram uma visita técnica ao Centro de Ciências Humanas, Sociais e Agrárias (CCHSA) da Universidade Federal da Paraíba (UFPB).

Durante a visita, os alunos foram acompanhados pela Professora Elenise Gonçalves de Oliveira, do Departamento de Engenharia de Pesca.  Os visitantes da UFC foram recebidos pelo Professor Alex Poeta Casali e sua equipe.

Durante a manhã, os visitantes compareceram a duas palestras sobre a dinâmica de um ranário e o panorama da ranicultura nacional, visitaram instalações de um ranário no padrão Anfigranja e acompanharam o manejo adotado nos setores de reprodução, de girinos, de engorda de rãs e de produção de alimento vivo. À tarde, após assistir a uma palestra sobre a técnica de abate de rãs, a equipe conheceu as instalações do abatedouro de rãs e realizou o abate e armazenamento de rãs destinadas ao consumo.

Após encerrar as atividades no Ranário, os alunos e a professora da UFC se dirigiram ao Laboratório de Aquicultura, onde foram recepcionados pela Professora Alda Lúcia de Lima Amância e pelo Professor Marino Eugênio de Almeida Neto e onde tiveram a possibilidade de conhecer alguns projetos de pesquisa em andamento naquela unidade e as instalações destinadas ao cultivo de espécies de peixes e camarões nativos e exóticos.

Os integrantes da UFC retonaram a Fortaleza no dia 02 de junho.

Fonte: Professora Elenise Gonçalves de Oliveira, do Departamento de Engenharia de Pesca. E-mail: elenisego@yahoo.com.br