Aprovação de projeto reforçará a parceria do Departamento de Ciências do Solo com universidade britânica

Data de publicação: 11 de dezembro de 2018. Categoria: Notícias

O projeto intitulado “Food and economic security through enhanced water use efficiency in semi-arid North-eastern Brazil” foi aprovado junto ao Global Challenges Research Fund (GCRF). O GCRF é um fundo do governo britânico para apoiar pesquisas sobre os desafios enfrentados pelos países em desenvolvimento visando, por meio de parcerias, fortalecer a capacidade de pesquisa, inovação e troca de conhecimentos entre esses países e o Reino Unido.

A coordenadora do projeto do lado brasileiro é a Professora Mirian Costa do Departamento de Ciências do Solo (CCA/UFC), enquanto que do lado britânico o coordenador é o Professor Robert Simmons da Universidade de Cranfield. Segundo a professora Mirian a proposta recém aprovada permitirá a articulação para dar continuidade às pesquisas sobre uso de géis hidroretentores na agricultura que foram iniciadas no âmbito do edital Pró-Integração (CAPES/Ministério da Integração Nacional). Dentre os objetivos do projeto aprovado está a identificação de desafios práticos e tecnológicos e das oportunidades para otimização do uso dos géis em sistemas de produção agrícola no estado do Ceará, resultando na elaboração de uma proposta que será submetida a outros editais que envolvam maiores valores de recursos financeiros para as pesquisas.

A parceria com a Universidade de Cranfield foi iniciada por meio da participação dos pesquisadores em um workshop promovido pelo British Council, e possibilitou a realização do doutorado sanduíche de uma aluna do Programa de Pós-graduação em Ciência do Solo que passou seis meses na universidade britânica. A Professora Mirian Costa menciona que o fortalecimento da parceria viabilizará a realização de outros estágios de doutorado no exterior, bem como estágios pós-doutorais, contribuindo com a internacionalização da UFC.

A equipe do projeto aprovado conta com a participação da doutoranda Carla Danielle Vasconcelos do Nascimento (PPG em Ciência do Solo), do Professor Andrew Thompson (Universidade de Cranfield) e dos pesquisadores Dr. Charles Lecointe e Dr. Alexandre Omont, ambos da empresa francesa SNF-SAS. Vale destacar que a participação dos pesquisadores que atuam no setor privado é significativa no que diz respeito aos propósitos de inovação das pesquisas que estão em andamento.

Fonte: Profa. Dra. Mirian Cristina Gomes Costa – Coordenadora do PPG em Ciência do Solo