Centenário da Escola de Agronomia

Apresentação

A Escola de Agronomia do Ceará, completa 100 anos de criação em 30 de março e instalação em 01 de maio deste ano, com uma fecunda contribuição ao desenvolvimento da política agrícola em nosso Estado. Modelada na forja dos sonhos de dedicados intelectuais, a Escola participou do processo de desenvolvimento da região, contribuindo para os avanços científicos e a preservação do meio ambiente, sem esquecer seu importante papel na criação da Universidade Federal do Ceará (UFC), em 16 de dezembro de 1954.

Essa brilhante história é tecida não só no interior da UFC, com a efetiva participação dos que por ela passaram, notadamente, no planejamento e execução de ações voltadas ao desenvolvimento sustentável. Professores e alunos egressos de nossa Escola também se lançaram na busca de soluções para o permanente desafio de gerar conhecimentos e viabilizar tecnologias adequadas às diferentes situações agroecológicas e socioeconômicas da região.

A importância do Centro de Ciências Agrárias da UFC resulta de sua relevante e continuada contribuição para o fortalecimento e expansão das atividades de ensino, pesquisa e extensão. Os números são expressivos: ao longo desses 100 anos, foram formados, nos cursos de graduação e pós-graduação, 5.134 engenheiros agrônomos, além de 2.835 mestres e 461 doutores.

A Escola abriu espaço, ainda, para a criação de novos cursos, sendo o de Economia Doméstica o primeiro a ser implantado e, em sequência, os de Engenharia de Pesca, Engenharia de Alimentos, Estilismo e Moda, Zootecnia, Gestão de Políticas Públicas e Economia Ecológica.

Justificativa

A Escola de Agronomia da UFC chega ao seu centenário com o inarredável compromisso de se manter, permanentemente, atenta às necessidades do desenvolvimento do Ceará. Assim, a cada ano, mais se fortalece seu envolvimento com a missão da Universidade Federal do Ceará, que é formar profissionais de alta qualificação, gerar e difundir conhecimentos, preservar e divulgar valores éticos, científicos, artísticos e culturais.

• Celebrar o marco histórico da Escola de Agronomia da UFC;
  • Valorizar e incrementar a contribuição da Agronomia para o Estado do Ceará;
  • Homenagear as instituições, docentes e servidores de destaque para Escola de Agronomia da UFC;
  • Preservar a memória, identidade e patrimônio histórico da Agronomia da UFC.

ATIVIDADE DATA LOCAL
  • Solenidade de abertura