Comunidade universitária pode avaliar e enviar considerações sobre a visão da UFC para 2022

Data de publicação: 27 de setembro de 2017. Categoria: Notícias

A Pró-Reitoria de Planejamento e Administração (Proplad) da Universidade Federal do Ceará disponibilizou para avaliação da comunidade universitária proposta de visão da Universidade para o ano de 2022. A visão da UFC integra as ações para elaboração do Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) para o quinquênio 2018-2022.

A visão da UFC proposta no texto é “tornar-se a melhor universidade do Norte/Nordeste brasileiro, reconhecida nacionalmente e internacionalmente pela formação de profissionais de excelência, pelo desenvolvimento da ciência e tecnologia e pela inovação, através de uma educação transformadora e de um modelo de gestão moderno, visando ao permanente aperfeiçoamento das pessoas e às práticas de governança, tendo o compromisso com a responsabilidade e engajamento social, inclusão e sustentabilidade, contribuindo para a transformação socioeconômica do Ceará, do Nordeste e do Brasil”.

A elaboração da Visão da UFC para o PDI 2018-2022 resultou de ação da Proplad que incentivou desde o dia 20 de julho a participação da comunidade acadêmica em sugestões para o PDI. A Proplad fez a curadoria das sugestões, organizando-as por afinidades, até chegar à versão síntese das propostas recebidas.

A visão está disponível para que a comunidade faça suas considerações finais antes que seja ratificada. Estudantes, servidores técnico-administrativos e docentes da UFC podem e devem colaborar enviando críticas e sugestões de melhoria para o e-mail ufc2022@ufc.br até o dia 15 de outubro.

O pró-reitor adjunto de Planejamento e Administração, Prof. Augusto Teixeira, diz que a participação de todos “é fundamental” e que o planejamento “tem que refletir a comunidade” para que então a mesma se sinta representada.

Outras sugestões para a elaboração do PDI podem ser dadas durante os seminários temáticos de trabalhos para a elaboração do Plano, que serão realizados todas as terça-feiras, de 3 de outubro até 2 de dezembro. Informações como local, datas, horários e temas dos encontros podem ser consultadas no site da Proplad.

O Plano de Desenvolvimento Institucional é o instrumento de planejamento e gestão que considera a identidade da instituição de ensino superior no que diz respeito a sua filosofia de trabalho, à missão a que se propõe, às diretrizes pedagógicas que orientam suas ações, a sua estrutura organizacional e às atividades acadêmicas que desenvolve ou pretende desenvolver.

Fonte: Prof. Augusto Teixeira de Albuquerque, pró-reitor adjunto de Planejamento e Administração e coordenador do PDI – fones: 85 3366 7367 e 3366 7365