Convite

10 de abril de 2012

Prezados(as) Professores(as) do CCA,

A Diretoria do CCA convida Vossa Senhoria para a reunião de lançamento da estratégia de apresentação de propostas a serem submetidas ao Banco do Nordeste para financiamento de projetos de pesquisa e difusão de tecnologias.

  • Data:12/4/2012
  • Horário: 14h30
  • Local: Auditório da Fitossanidade – Bloco 806

Este Convite faz parte das Diretrizes Estratégicas do CCA que consideram a pesquisa científica, o ensino de pós-graduação e a extensão universitária elementos essenciais para avançar a fronteira do conhecimento, a formação de profissionais com elevado conteúdo criativo e a articulação com os setores produtivos visando apoiar a melhoria da agropecuária cearense e nordestina e a qualidade de vida dos povos do campo. Ao mesmo tempo, esta ação está em consonância com o Plano de Desenvolvimento Rural Sustentável e Solidário do Ceará – PDRSS 2012-2015, coordenado pela Secretaria de Desenvolvimento Agrário do Ceará, e com as diretrizes do Banco do Nordeste para a Agricultura Familiar e Desenvolvimento Regional.

As propostas deverão estar inseridas em um dos seguintes Eixos Temáticos que darão origem aos respectivos projetos integrados:

  • Fortalecimento da Agricultura no Semiárido

Temas: Pesquisa e difusão de tecnologias apropriadas para a produção, beneficiamento e transformação de produtos da agricultura: frutas, grãos, flores, hortaliças e plantas medicinais.

  • Fortalecimento da Pecuária, Pesca e Aquicultura no Semiárido

Temas: Pesquisa e difusão de tecnologias apropriadas para a produção, beneficiamento e transformação de produtos da pecuária, pesca e aquicultura: bovinos, ovinos, caprinos, suínos, aves, abelhas e recursos pesqueiros.

  • Convivência com o Semiárido e Meio Ambiente

Temas: Pesquisa e difusão de tecnologias apropriadas para a agricultura familiar, de convivência com
o semiárido (terraços de retenção, cordões de pedra, captação in situ, barragens subterrâneas, plantio direto, correção de solo, adubação verde, práticas de transição agroecológicas: sistemas agroflorestais, quintais produtivos, adubação orgânica), de prevenção e controle da desertificação, áreas degradadas, produção de espécies nativas, tecnologias sobre agroenergia, projetos produtivos solidários, desenvolvimento social (alimentação, direitos do consumidor, economia familiar, habitação, saúde e vestuário), biodiesel, sistemas de irrigação, máquinas e implementos apropriados e energias renováveis.

As propostas deverão ser apresentadas no Formulário Único de Propostas – FUP do Banco do Nordeste, Etene, tendo como Entidade Proponente a Associação Científica de Estudos Agrários-ACEG.

Prof. Luiz Antônio Maciel de Paula
Diretor