Curso de Gestão de Políticas Públicas

Coordenadora: Profª. Roselane Gomes Bezerra
Vice-Coordenador: –
Secretário: Samuel Rocha de Sousa

Endereço: Av. Mister Hull, 2977 – Campus do Pici – Bloco 860 – CEP 60440-554 – Fortaleza – CE
Fone: (85) 3366 9108 / 9663
E-mail: coord.gepp.ufc@gmail.com
Sítio: https://gestaopoliticaspublicas.ufc.br

Apresentação

O Curso de Gestão de Políticas Públicas tem hoje a duração mínima de 8 semestres e máxima de 12 semestres, e oferta anualmente 50 vagas através do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), na modalidade presencial, no período vespertino. O aluno de Gestão de Políticas Públicas fará jus ao diploma de Gestor de Políticas Públicas, na modalidade bacharelado, e deve integralizar no mínimo 3.040 horas de aula.

Saiba mais sobre o Curso de Gestão de Políticas Públicas (Estrutura curricular, Projeto Pedagógico e Manuais) no Portal Público do SI3/SIGAA.

Missão

Espera-se que o Curso de Gestão de Políticas Públicas proporcione ao(à) egresso(a) uma sólida formação interdisciplinar que, além de gestores(as) qualificados(as) para a atuação no setor público em sentido lato, contribua para o desenvolvimento, promoção da cidadania, reconhecimento das diversidades socioculturais, enfrentamento das desigualdades de gênero, melhoria das condições de vida da população e demais ações que visem o avanço da sociedade em suas múltiplas dimensões, através do desenvolvimento da compreensão da importância do contexto econômico, político, cultural e social na formulação de estratégias, no desenho, na implementação e na avaliação de programas e de políticas públicas.

Perfil do profissional

O(A) bacharel egresso do Curso de Graduação em Gestão de Políticas Públicas –Bacharelado será um profissional com formação pluridisciplinar qualificado para atuar em qualquer nível de governo e em instituições sociais de caráter público (não necessariamente governamentais) na gestão de políticas públicas, estando habilitado para compreender a complexa máquina que compõe o Estado e as demais instituições que com ele atuam, bem como para atuar em processos de planejamento, implementação e avaliação das políticas públicas, nas mais diversas áreas e em distintos contextos políticos, econômicos e sociais, através de mecanismos inovadores e que visem fundamentalmente a produção dos melhores resultados em termos sociais.

Por meio de uma formação interdisciplinar, o aluno irá desenvolver sua compreensão da importância do contexto político, social e econômico na formulação de estratégias, no desenho, na implementação e na avaliação de programas e de políticas públicas. Em face de sua formação humanista e crítica, está comprometido(a) com os valores republicanos e democráticos e voltado(a) para a conquista da justiça social e ambiental, compondo um perfil profissional que integre as dimensões política, técnica e ética.

Áreas de Atuação

O(A) Bacharel em Gestão de Políticas Públicas pode atuar em:

• Entidades públicas nos três poderes (executivo, legislativo e judiciário) e nas esferas federal, estadual e municipal; autarquias; agências reguladoras; empresas públicas; sociedades de economia mista; agências de desenvolvimento; fundações públicas, consórcios públicos; entidades e agências das regiões metropolitanas e associações de municípios e outros;
  • Organizações da Sociedade Civil, tais como: fundações, associações, movimentos e projetos sociais e outras;
  • Cooperativas e organizações de economia solidária;
  • Instituições participativas, tais como conselhos, orçamentos participativos, fóruns, conferências e outros;
  • Empresas privadas em áreas como: relações governamentais, responsabilidade social corporativa, consultorias relacionadas ao setor público, concessionárias de serviço público;
  • Organizações internacionais, organismos multilaterais e representações diplomáticas;
  • Organizações de representação política e profissional, tais como: partidos políticos, sindicatos, entidades de classe e outras;
  • Instituições de ensino e pesquisa.