Discurso da Diretora do CCA por ocasião da aposição do retrato do Prof. Luiz Antônio Maciel de Paula na galeria de Ex-Diretores

Data de publicação: 15 de dezembro de 2017. Categoria: Notícias

Aposição do Retrato do Luiz Antônio – 15.12.2017

Nós não apenas somos, mas percebemos que somos. E nunca estamos acabados, como algo presente, não podemos rodear a nós mesmos, mas em todos os pontos estamos abertos para um futuro. Temos de conduzir a nossa vida. Somos aquilo que nos tornamos.

Rüdiger Safranski

Com esta citação, o professor Luiz Antônio iniciou o seu Memorial para Professor Titular da UFC, onde expôs, com a clareza e a emoção que lhe eram peculiares, a sua trajetória nas atividades de ensino, pesquisa e extensão articuladas com a orientação a estudantes, o convívio com as comunidades e a gestão universitária, transformando tudo isso em um desenho revelador da missão do educador que ele foi e de seu compromisso profissional com a sociedade.

O elemento chave que guiou a sua trajetória foi, segundo suas próprias palavras, “descobrir o lugar onde a paixão se encontra com o talento e maximiza o potencial do ser humano”. Não tenho dúvidas que este lugar foi o Centro de Ciências Agrárias e, especial, o Curso de Agronomia, marco inicial de sua trajetória e que não apenas definiu a sua formação profissional, mas também sinalizou o caminho para a sua especialização na pós-graduação.

Outro fator que certamente contribuiu para a descoberta deste lugar “onde a paixão se encontra com o talento” foi o fato de ter sido Presidente do Centro Acadêmico Dias da Rocha da Agronomia e Presidente do DCE da UFC – Diretório Central dos Estudantes enquanto estudante, demostrando que as realizações seguem caminhos que se encontram e formam uma verdadeira teia da vida acadêmica.

O professor Luiz Antônio era engenheiro-agrônomo formado aqui na UFC, possuía doutorado em Economia Agrícola pela Universidade do Tennessee (EUA) e pós-doutorado na Universidade do Texas (EUA). Era professor titular da UFC e, além da Diretoria do Centro de Ciências Agrárias de nossa Universidade, anteriormente, havia sido Chefe de Gabinete dos ex-reitores Prof. Ícaro de Sousa Moreira e Prof. Jesualdo Pereira Farias, também foi Pró-Reitor de Extensão da UFC e Diretor do Campus de Sobral.

O professor Luiz Antônio teve um papel preponderante na história da nossa, já podemos dizer, centenária Escola de Agronomia e do Centro de Ciências Agrárias, com o projeto de atualização e elaboração dos Projetos Pedagógicos dos Cursos de graduação. Hoje, como resultados deste projeto, temos implantados novos PPCs dos cursos de Engenharia de Pesca, Zootecnia e Engenharia e Alimentos, bem como, a criação dos novos cursos de Gestão de Políticas Públicas e Economia Ecológica. Também foi criado, em sua gestão, o Mestrado Acadêmico de Avaliação de Políticas Públicas.

Embora parte significativa dessa história tenha sido liderada pelos ex-Diretores que ilustram esta Galeria – a quem fazemos a nossa reverência – o professor Luiz Antônio teve a sua brilhante trajetória acadêmica formada não de ações estanques e compartimentalizadas, mas sim de atividades que se entrelaçaram formando uma totalidade. Profissional brilhante, o professor Luiz Antônio sempre revelou capacidade de liderança, atuando com ponderação, lucidez e poder de aglutinação e manteve-se firme e coerente na defesa dos ideais progressistas, que conduziram a sua vida desde quando era estudante.

Estamos aqui para prestar esta homenagem ao Professor Luiz Antônio – não apenas como um rito formal de aposição de retratos em uma galeria, mas também como uma manifestação sincera de respeito e carinho que este Centro teve e sempre terá ao Prof. Luiz Antônio Maciel de Paula.

Nossos agradecimentos conjugados com nossa saudosa lembrança.

Obrigada.

Profª. Sonia Maria Pinheiro de Oliveira

Leia mais em http://www.ufc.br/noticias/noticias-de-2017/10657-cca-homenageia-prof-luiz-antonio-maciel-com-foto-na-galeria-de-ex-diretores