Docentes do CCA se reuniram com representante de instituição francesa de pesquisa e desenvolvimento

Data de publicação: 10 de julho de 2018. Categoria: Notícias

Nesta terça-feira (09/07), a diretoria do Centro de Ciências Agrárias(CCA) da UFC e os docentes representantes dos programas de pós-graduação em Engenharia Agrícola, Ciência do Solo, Biotecnologia de Recursos Naturais, Engenharia de Pesca, Ciência e Tecnologia de Alimentos e Fitotecnia, se reuniram com a Dra. Marie-Pierre Ledru que é representante no Brasil da instituição francesa IRD (Instituto de Pesquisa para o Desenvolvimento). A reunião foi realizada para discutir a participação do CCA na Rede Franco-Brasileira de Apoio ao Desenvolvimento Sustentável do Nordeste (ReFBN).

A Dra. Marie Ledru fez uma apresentação sobre a rede, reforçando que um dos objetivos é promover a cooperação científica e técnica entre Brasil e a França, buscando a resiliência dos sócio-ecossistemas semiáridos diante das mudanças climáticas. Docentes representantes dos programas de pós-graduação do CCA apresentaram as principais informações a respeito das linhas de pesquisa dos cursos, de modo a identificar as possibilidades de atuação conjuntas.

A reunião também contou com a participação dos professores Francisca Soares de Araújo e Waldir Mantovani, ambos do Programa de Pós-graduação em Ecologia e Recursos Naturais do Centro de Ciências da UFC, que já possuem parceria estabelecida com pesquisadores franceses e que apoiam a integração com pesquisadores do CCA.

Nova reunião ocorrerá em novembro de 2018 para que sejam definidos objetivos de pesquisas visando a elaboração de projetos e a obtenção de financiamento. Cabe destacar que a integração do CCA à ReFBN representa também uma oportunidade de internacionalização, o que é benéfico para a formação de recursos humanos e para o desenvolvimento científico e tecnológico.

Fonte: Diretoria do Centro de Ciências Agrárias – Fone: 85 3366 9732