Núcleo de Ensino e Pesquisa de Agricultura Urbana (NEPAU)

O Centro de Ciências Agrárias /UFC inaugurou no dia 7 de outubro de 2008 o Núcleo de Ensino e Pesquisa de Agricultura Urbana (Nepau) como parte das festividades em comemoração aos 90 anos da Escola de Agronomia do Ceará (EAC).

A agricultura urbana refere-se ao cultivo de hortaliças, plantas medicinais, ornamentais, produção de mudas para arborização urbana, pomar doméstico e comunitário, produção artesanal de alimentos para o consumo humano, bem como a criação de animais de pequeno porte, nas zonas urbanas e peri-urbanas das cidades. A agricultura urbana compreende também os aspectos de mercado, distribuição e consumo em áreas urbanas visando à melhoria do padrão alimentar da população carente, propiciando a geração de emprego e renda, mediante a incorporação de tecnologias sustentáveis de produção e manejo.

Dada a lacuna, atualmente existente na UFC referente ao tema, o NEPAU oferece apoio às atividades de agricultura urbana e capacita o público interessado neste campo de conhecimento, além de constituir-se no espaço adequado às pesquisas sobre a referida área de conhecimento do Estado. As atividades desenvolvidas no Núcleo proporcionam oportunidades de aprendizagem segundo a metodologia do aprender-fazendo para alunos de graduação de agronomia. As ações de extensão realizadas no NEPAU mediante a realização de cursos teórico-práticos oportuniza a implementação de programas de agricultura urbana nos diversos municípios do Estado do Ceará.

Coordenador: Prof. Antônio Marcos Esmeraldo Bezerra
Endereço: Campus do Pici, Bloco ??? – Fortaleza – CE