Memorial da Escola de Agronomia do Ceará (EAC)

Data de publicação: 9 de janeiro de 2019. Categoria: Notícias

Escola de Agronomia – 100 anos

Integrando as comemorações do centenário da saudosa Escola de Agronomia do Ceará (EAC) e seu sucedâneo, o Centro de Ciências Agrárias (CCA) estão disponibilizadas fotos do acervo do Memorial da Agronomia. Posteriormente podem ser vistas todas as matérias pertinentes à EAC e ao CCA, publicadas pelo jornal “O POVO” (clique aqui), desde 1930, ano em que pela primeira vez, registrou-se uma matéria tratando da Escola de Agronomia até junho de 2017. Também são citadas todas as disciplinas com seus respectivos docentes ofertadas pela Escola de Agronomia entre 1918 e 1962 (clique aqui), esse levantamento teve como fonte o Anuário do Ceará, a partir de uma minuciosa pesquisa feita no Instituto Histórico e Geográfico do Ceará, entidade também centenária e abrigada no vetusto casarão da rua Barão do Rio Branco, em frente à Igreja do Carmo, no centro da cidade de Fortaleza. Por último, expomos a galeria de ex-diretores da Escola de Agronomia do Ceará (EAC) e do Centro de Ciências Agrárias (CCA) que está disposta no corredor central do prédio da Diretoria do CCA, Avenida Mister Hull, número 2977, Campus do Pici Professor Prisco Bezerra. Fortaleza – Ceará.

Memorial da Escola de Agronomia

O memorial da Escola de Agronomia do Ceará (EAC) foi criado em maio de 2003, pela então diretora do Centro de Ciências Agrárias (CCA), Professora Maria Clarisse Ferreira Gomes com o trabalho infatigável da servidora técnico-administrativa Francisca Marques de Lima (Nanã). Em 2018, por ocasião das comemorações do centenário da Escola de Agronomia do Ceará e, por recomendação expressa da atual diretora do CCA professora Sônia Maria Pinheiro de Oliveira, o memorial foi revitalizado através de um minucioso processo de inventário, ações de conservação e de reorganização espacial do acervo. Esse diligente esforço foi realizado pela equipe do memorial da UFC, com o apoio de servidores técnico-administrativos e de docentes aposentados do CCA. Dessa maneira a Coordenadoria de Extensão e a Secretaria Executiva do Centro de Ciências Agrárias disponibilizam para os visitantes do site do CCA uma galeria contendo os principais itens do acervo, com suas respectivas descrições.

Galeria de Ex-Diretores da EAC e do CCA

Fontes: Coordenadoria de Extensão e Secretaria Executiva do Centro de Ciências Agrárias – 85 3366 9735