NEPAU implanta horta em residência universitária da UFC

Data de publicação: 22 de outubro de 2018. Categoria: Notícias

Atendendo uma demanda dos alunos das residências universitárias (REU) da UFC, o Núcleo de Ensino e Pesquisa em Agricultura Urbana (NEPAU) implantou, no período de 16 a 20 de outubro de 2018, uma horta na REU “Convento” situada na Av. da Universidade nº 2216, no Benfica. Trata-se de uma das ações do projeto de iniciação acadêmica intitulado “hortas nas residências universitárias do cultivo ao consumo”, realizado em parceria com o Instituto de Cultura e Arte (ICA) e o Programa de Extensão Centro de Estudos Farmacêuticos e Cosméticos (CEFAC) do Departamento de Farmácia.

Numa área de 21 m² foram alocados 27 canteiros de pneus e dois canteiros geminados com bordas de garrafas PET de 0,70×4,00m cada para o plantio de hortaliças (coentro, cebolinha, alface, couve, tomate cereja, pimentão, pimenta-de-cheiro, pimenta-malagueta e nirá), plantas medicinais (alfavaca-cravo, capim-santo, chambá, coirama, babosa, mastruz, malva-santa e malvariço) e aromáticas (manjericão e hortelã). Os insumos e as mudas foram fornecidos pelo NEPAU.

Após a implantação da horta, no sábado pela manhã (20/10/2018), a equipe do NEPAU ministrou uma oficina sobre cultivo em pequenos espaços de hortaliças, plantas medicinais e aromáticas para as alunas da REU “Convento”. Posteriormente serão ministradas duas oficinas, uma de gastronomia pelo ICA ensinando como preparar as hortaliças e ervas condimentares para o consumo e a outra pelo CEFAC sobre as preparações artesanais com as plantas medicinais.

Abaixo fotos da implantação da horta e a oficina de cultivo em pequenos espaços.

Fonte: Prof. Antonio Marcos Esmeraldo Bezerra – Coordenador do NEPAU  – Telefone: 3366.9229