PPGEA/DENA/UFC: Seminário desta sexta-feira, 1 de setembro de 2017

Data de publicação: 30 de agosto de 2017. Categoria: Notícias

Nesta sexta-feira, dia 1 de Setembro de 2017, no horário de 10 às 11 horas será apresentado o seguinte Seminário em Engenharia Agrícola (I e II):

Palestra: Critérios de predição do estado nutricional, adubação e calagem em frutíferas tropicais

Palestrante: Prof. Dr. WILLIAM NATALE

WILLIAM NATALE

Atualmente é Professor Visitante Pleno da Universidade Federal do Ceará, junto ao Programa de Pós- Graduação em Agronomia (Fitotecnia). Concluiu o doutorado em Agronomia na ESALQ/USP (Solos e Nutrição de Plantas) pela Universidade de São Paulo em 1993. Pós-Doutorado no CIRAD, Montpellier – França, na área de Nutrição e Adubação de Frutíferas (1997/98). Participou, na qualidade de Professor Convidado, de projeto de intercâmbio científico junto a Université Laval, Québec, Canadá. Professor Adjunto da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, aposentou-se em 2015. Foi Vice-Chefe e depois Chefe do Departamento de Solos e Adubos da FCAV/Unesp – Campus Jaboticabal. Foi novamente o Chefe do Departamento no biênio 2009-2011. Foi Vice-Coordenador e depois Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Agronomia (Ciência do Solo) no triênio 2004/2006. Coordenou o Procad/CAPES entre a Unesp e a UEMS. É Editor Científico da Revista Brasileira de Fruticultura desde 2000. Em 2010 assumiu a Presidência do Conselho Editorial dessa Revista. Atualmente é Editor Adjunto da Revista Brasileira de Fruticultura. Bolsista do programa PQ (Produtividade em Pesquisa) do CNPq, a partir de 2001, estando atualmente no nivel 1D. Publicou 167 artigos em periódicos especializados e mais de 200 trabalhos em anais de eventos. Possui 10 livros e 21 capítulos de livro publicados. Possui 3 software patenteados. Orientou 13 dissertações de mestrado e coorientou 7, orientou 7 teses de doutorado e coorientou 5, além de ter orientado e coorientado 20 trabalhos de conclusão de curso na área de Ciências Agrárias e um em Ciência da Computação. Entre 1989 e 2014 participou de 27 projetos de pesquisa, tendo coordenado 13 destes. Lecionou, desde 1988 na FCAV/Unesp – Jaboticabal, as disciplinas de Fertilizantes e Corretivos, Adubação de Culturas, e Adubos e Adubação de Plantas Forrageiras para os cursos de Graduação. Na Pós-Graduação a disciplina Frutíferas: calagem, adubação e nutrição. Atua na área de Agronomia, com ênfase em Fertilidade do Solo, Nutriçao e Adubação, especialmente de plantas frutíferas.

LOCAL: Auditório do Departamento de Engenharia Agrícola
BLOCO 804 – Campus do PICI