Prof. do Departamento de Zootecnia Participa de Missão na China

Data de publicação: 16 de outubro de 2017. Categoria: Notícias

O prof. Magno José Duarte Cândido, do Departamento de Zootecnia do Centro de Ciências Agrárias da UFC viajará de 20 a 28/10/2017 para a China, a fim de realizar missão de cooperação científica internacional. A convite do Dr. Ding Huang, do Instituto de Ciências das Pastagens, da Academia de Ciências Agrícolas Heilongjiang, o prof. Magno apresentará os principais projetos de pesquisa atualmente em curso nessa área de estudos no âmbito do  CCA/UFC. Na mesma oportunidade, a Dra. Ana Clara Rodrigues Cavalcante relatará as experiências da Embrapa Caprinos e Ovinos e o prof. Valdson José da Silva, por sua vez, mostrará os trabalhos pertinentes a essa área realizados pela Universidade Estadual Vale do Acaraú-UVA.

As principais atividades a serem realizadas durante a missão de trabalho incluem a visita à estação de pesquisa com pastagens, em Harbin, onde serão discutidas técnicas de pesquisas com pastos em regiões áridas e semiáridas, bem como uma visita ao Departamento de Ciências das Pastagens da Universidade Agrícola da China, em Pequim, onde haverá uma discussão técnico-científica sobre experiências práticas com manejos de pastos entre as nações do BRICS (Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul).

O Dr. Huang tem realizado pesquisas com manejo de pastagens nas Estepes Temperadas do Nordeste da China, que apresentam média de pluviosidade anual de 430 mm e média de temperatura de 1,4 °C. A precipitação ocorre predominantemente de junho a agosto, período de maior temperatura. Essa região tem sido exposta ao sobrepastejo pelos rebanhos ao longo do tempo, ao ponto do governo chinês ter implementado políticas de “Controle do pastejo para recuperação de pastagens” e “Mecanismos de incentivo de compensação ecológica em pastagens”, entre outros programas para recuperação dos ecossistemas de pastejo. Essa linha de pesquisa do Dr. Huang vai ao encontro da nova linha de pesquisa desenvolvida pelo prof. Magno Cândido e demais pesquisadores cearenses, intitulada “Modelagem da produção animal em áreas com vulnerabilidade climática”.

Portanto, a expectativa é que a partir dessa primeira missão de cooperação científica internacional, haja um esforço conjunto de busca de soluções para reverter o quadro de degradação das pastagens naturais, tanto no Semiárido Brasileiro, quanto nas Estepes do Nordeste da China.

Fonte: Diretoria do Centro de Ciências Agrárias – Fone: 85 3366 9732