Professor da UFGD visita PPG-Agronomia/Fitotecnia

Data de publicação: 31 de julho de 2018. Categoria: Notícias

O Programa de Pós-Graduação em Agronomia/Fitotecnia da Universidade Federal do Ceará receberá a visita do Prof. Fabricio Fagundes Pereira, da Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD) – Dourados-MS. Prof. Fabricio é pesquisador colaborador do grupo de pesquisa: “Proteção de Plantas do Semiárido” da UFC-CNPq e também pesquisador-colaborador no projeto de pesquisa: “Prospecção de resistência, possíveis impactos de pesticidas a insetos benéficos e viabilidade do controle biológico de artrópodes-praga no Ceará“ aprovado no edital 01/2016 PRONEM FUNCAP/CNPq.

Na UFC, ele participará como membro de banca de defesa de tese de Cristiane Ramos Coutinho e fará uma palestra, aberta ao público sobre: “Tecnologias para produção massal e liberação de inimigos naturais (Parasitoides)”. As atividades, gratuitas, são abertas a professores, pesquisadores e estudantes da graduação ou de pós-graduação, bem como profissionais das áreas de Agronomia, Biologia e correlatas.

Na palestra, “ele abordará as recentes tecnologias de criação massal e liberação de inimigos naturais desenvolvidas e que poderão ser adaptadas para as condições do semiárido, favorecendo e fomentando o controle biológico de pragas”, explica o Prof. Patrik Luiz Pastori, do Programa de Pós-Graduação em Agronomia/Fitotecnia da UFC.

A defesa da tese ocorrerá no dia 31/07/2018 com início às 14h na sala de vídeoconferência do CCA, localizada no prédio da Diretoria do CCA e a palestra, ocorrerá dia 01/08/2018, às 09h:00min, na sala 103 do Departamento de Fitotecnia (Bloco 805), no Campus do Pici Prof. Prisco Bezerra. Ainda no dia 01/08, ele participará de reunião para discussão e consultoria no projeto do qual é pesquisador-colaborador.

SOBRE O VISITANTE – O prof. Fabricio Fagundes Pereira é engenheiro agrônomo e obteve o doutorado em Entomologia pela Universidade Federal de Viçosa-MG. É professor associado nível 1 na UFGD e bolsista de produtividade nível 1D do CNPq. Orientador permanente nos Programas de Pós-Graduação em Entomologia e Conservação da Biodiversidade (PPGECB) e em Agronomia (PGAGRO) da UFGD.

Atua principalmente nos seguintes temas: Biologia de insetos, controle biológico de insetos agrícolas e florestais com parasitoides pertencentes as famílias: Trichogrammatidae, Eulophidae, Braconidae e Encyrtidae. É também líder do Grupo de pesquisa: Controle Biológico de Insetos cadastrado na UFGD-CNPq.

O Prof. Fabricio tem 89 artigos publicados sobre os temas em revistas científicas.

Fonte: Diretoria do Centro de Ciências Agrárias – Fone: 85 3366 9732