Professor do CCA realiza pós-doutorado em Potsdam, Alemanha

Data de publicação: 3 de outubro de 2012. Categoria: Notícias

O Professor José Carlos Araújo, do Departamento de Engenharia Agrícola (DENA) do CCA, realiza, durante o período de agosto de 2012 a julho de 2013, pós-doutorado na Universidade de Potsdam, na Alemanha, em conjunto com o Prof. Axel Bronstert.

Durante o estágio, que conta com uma bolsa do CNPq e financiamento de pesquisa pela agência alemã DFG, o professor irá realizar um projeto intitulado "Impacto da rede de múltiplos reservatórios sobre a disponibilidade hídrica durante secas em bacias semiáridas", com foco na bacia do Alto Jaguaribe – CE.

Para a realização do projeto, será usado o modelo computacional hidrológico WASA, que vem sendo desenvolvido desde 1997 por cinco instituições: Universidade Federal do Ceará, Universidade de Potsdam, Centro de Pesquisas da Terra (Alemanha), Universidade de Lérida (Espanha) e Centro Florestal da Catalunha (Espanha).

Já os dados que permitem a análise computacional advêm de dez anos de contínuo monitoramento do Grupo de Pesquisa HIDROSED, do CCA, na bacia do Alto Jaguaribe.

Fonte: Professor José Carlos Araújo, do Departamento de Engenharia Agrícola. Via e-mail.