Três novos cursos de doutorado são aprovados no CONSUNI; propostas seguem para CAPES e dois deles são do CCA

Data de publicação: 30 de maio de 2018. Categoria: Notícias

O Conselho Universitário (CONSUNI) da Universidade Federal do Ceará aprovou, nessa terça-feira (29), as propostas de criação de três cursos de doutorado na Instituição. Antes, no mesmo dia, o Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (CEPE) também havia aprovado os projetos, que seguem agora para a Coordenadoria de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) – órgão responsável pela avaliação e decisão sobre a abertura de novos cursos de pós-graduação no País.

Foram aprovados os projetos pedagógicos dos seguintes cursos:

• doutorado profissional em Avaliação de Políticas Públicas, vinculado ao Centro de Ciências Agrárias (CCA);
  • doutorado acadêmico em Economia Rural, também vinculado ao CCA;
  • doutorado acadêmico em Comunicação, vinculado ao Instituto de Cultura e Arte (ICA).

O pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação, Prof. Antonio Gomes, foi o relator das propostas e recomendou a aprovação de todas. Ele salientou que os programas de pós-graduação nos quais os novos cursos se inserem consolidaram-se nos últimos anos por meio de planejamento e produtividade de seus cursos de mestrado, além de terem apresentado bom desempenho na última avaliação quadrienal da CAPES, o que os habilita a dar o passo seguinte, que é a oferta dos cursos de doutorado.

Foi aprovada ainda a adesão da UFC ao curso de doutorado profissional em Ensino de Ciências e Matemática (ENCIMA), a ser ofertado por uma rede de nove instituições brasileiras de ensino superior. O doutorado profissional foi recém-instituído pela Portaria nº 389/2017 do Ministério da Educação e constitui uma nova modalidade do Sistema Nacional de Pós-Graduação (SNPG). Caso a proposta seja aprovada pela CAPES, a UFC, que já possui um curso de mestrado profissional nesse campo, sediará um dos polos do doutorado em rede e poderá contar com a colaboração de 50 professores de todo o País.

Fonte: Diretoria do Centro de Ciências Agrárias – Fone: 85 3366 9732