TropFir (NEL/DEAL/CCA/UFC) e o Eco-Desafio (PepsiCo)

Data de publicação: 7 de maio de 2019. Categoria: Notícias

O TropFir, produto oriundo de projeto desenvolvido no Núcleo de Estudos em Laticínios do Departamento de Engenharia de Alimentos é um dos finalistas na competição internacional Eco-Desafio, estruturada pela Organização dos Estados Americanos, PepsiCo e a YABT.

O Eco-Desafio é uma competição de inovação sustentável com impacto multidimensional através de produtos e serviços desenvolvidos por jovens empreendedores na Competição de Talento e Inovação das Américas (TIC Americas). O Eco-Desafio apoia jovens empreendedores de modo que estes possam desenvolver soluções que respondam às demandas do contexto local e regional, e que possam ser ampliados como negócios sustentáveis.

O projeto “TropFir” foi escolhido dentre 5.106 projetos, sendo um dos três selecionados na categoria Nutrição. A iniciativa desenvolvida pelos alunos Francisco Augusto Oliveira, Nhaiara Monteiro, Fernando Eugênio Teixeira, Alana Uchoa e Samara Patrício, surgiu a partir de uma atividade desenvolvida no Núcleo de Estudos em Laticínios, coordenado pela professora Dra. Juliane Döering Gasparin Carvalho.

A proposta dos estudantes consiste no desenvolvimento de leite fermentado por grãos de kefir, tendo como grande diferencial a matéria-prima (leite de cabra) e a adicição de polpas de frutos tropicais, como Acerola, Pitaya, Manga, Maracujá e Goiaba. O projeto desenvolvido no Laboratório de Laticínios foi selecionado porque atendeu aos requisitos do Eco-Desafio Nutrição. Esta categoria buscava soluções que aumentassem o acesso a alimentos e bebidas nutritivas e adequadas, a preços acessíveis e saudáveis que apoiassem positivamente a nutrição das populações de baixa renda, especialmente nas áreas rurais.

Equipe do projeto: [FRENTE] Alana Uchôa, Juliane Döering (Professora/Orientadora e coordenadora do NEL), Samara Patrício e Fernando Eugênio Cunha.
[ATRÁS] Nhaiara Monteiro, Gizele Almada (Técnica do Laboratório de Laticínios), Lívia Oliveira (Técnica do Laboratório de Laticínios) e Francisco Augusto Oliveira.

Em Junho, o projeto será apresentado em Medelim, Colômbia, durante a 49ª Assembleia Geral da Organização dos Estados Americanos (OEA). O Núcleo de Estudos em Laticínios (NEL) é uma proposta extracurricular que desenvolve atividades de Ensino, Pesquisa e Extensão, focando na temática de leites e produtos lácteos de modo a possibilitar vivência prática e criativa no curso de Engenharia de Alimentos.

Fonte: Profª Dra. Juliane Döering Gasparin Carvalho – (85) 3366-9125