UFC integra conselho consultivo da APA Serra da Ibiapaba

Data de publicação: 10 de junho de 2019. Categoria: Notícias

A Área de Proteção Ambiental (APA) Serra da Ibiapaba, criada em 1996, abrange uma extensão de 1.682.424,61 hectares, distribuídos em 20 municípios do Piauí e 07 do Ceará. Na APA são encontradas espécies da Caatinga, Cerrado e Mata Atlântica constituindo-se numa área de alta relevância ecológica.

O Conselho Consultivo da APA Serra da Ibiapaba é composto por 48 representantes de órgãos públicos, organizações da sociedade civil, empreendimentos e instituições de ensino, pesquisa e extensão e a sua função principal é auxiliar a gestão da unidade nas ações prioritárias para atingir os objetivos propostos.

No período de 06 e 07 junho de 2019, ocorreu, no município de Viçosa do Ceará, a posse dos conselheiros e uma oficina de capacitação referente aos seguintes temas: 1) o funcionamento de um conselho consultivo e o papel do conselheiro; 2) revisão do regimento interno; 3) plano de ação para gestão da APA no biênio 2019-2020 e 4) estratégias de comunicação. A Universidade Federal do Ceará foi representada pelos Professores Antonio M arcos Esmeraldo Bezerra (Conselheiro Titular) e Sandro Thomaz Gouveia (Conselheiro Suplente).

Fonte: Professor Antonio Marcos Esmeraldo Bezerra.