UFC participa da XI Feira Cearense da Agricultura Familiar

Data de publicação: 17 de julho de 2018. Categoria: Notícias

A XI Feira Cearense da Agricultura Familiar (FECEAF) transcorreu no período de 13 a 15 de julho de 2018, no Parque de Exposições Governador César Cals, em Fortaleza. O evento foi organizado pela Federação dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras do Estado do Ceará (FETRAECE), com o patrocínio do Instituto Agropolos do Ceará e apoio do Instituto para o Desenvolvimento da Economia Familiar (IDEF), Universidade Federal do Ceará (UFC), sindicatos municipais filiados à FETRAECE, Confederação Nacional dos Trabalhadores na Agricultura (CONTAG), Central Única dos Trabalhadores (CUT), Cooperativa de Produção da Agricultura Familiar e Bio Combustível do Estado do Ceará (COOPERBIO), Centro de Estudos e Assistência de Lutas do(a) Trabalhador(a) Rural (CEALTRU), Articulação Semiárido Brasileiro (ASA), União das Cooperativas da Agricultura Familiar e Economia Solidária do Estado do Ceará (UNICAFES-CE) e Rede Cearense de Assistência e Extensão Rural (RECEATER).

Trata-se da maior feira do segmento no Ceará com a participação de 340 expositores que atraiu cerca de 25 mil pessoas e gerou uma receita de R$ 1,5 milhões com a comercialização dos produtos da agricultura familiar durante o evento. Na edição deste ano o que mais despertou o interesse dos participantes do evento foram a diversidade e a qualidade dos produtos expostos na XI FECEAF, bem como as atrações culturais regionais que animaram os três dias do evento. O Professor Antonio Marcos Esmeraldo Bezerra, Coordenador do Núcleo de Ensino e Pesquisa em Agricultura Urbana (NEPAU) do Centro de Ciências Agrárias (CCA), representou a UFC na XI FECEAF. No estande da UFC foram expostos mudas e sementes de plantas da Caatinga, plantas alimentícias não convencionais (PANC), canteiros autoirrigáveis, composteiras domésticas, minijardins, folders informativos (plantas medicinais, cultivo em pequenos espaços, produção de mudas e horta ecológica).

O Programa de Extensão “Centro de Estudos Farmacêuticos e Cosméticos – CEFAC”, coordenado pela Prof.ª Juvênia Bezerra Fontenele, do Departamento de Farmácia, expôs os produtos fitoterápicos. O Prof. Sandro Tomaz Gouveia, Diretor do Instituto de Cultura e Arte, e o Eng° Agr° Marcos de Sousa Bernardo, da Coordenadoria de Extensão do CCA, ministraram as oficinas: técnicas de preparo e conservação de alimentos e confecção de minijardins, respectivamente, para os(as) agricultores (as) familiares selecionados pela FETRAECE. A equipe do NEPAU fez a avaliação do evento através da aplicação direta de questionários junto ao público, expositores e organizadores da feira com o intuito de fornecer subsídios para a próxima FECEAF.

O evento, segundo o professor Marcos Esmeraldo, “oferece aos alunos a troca de saberes entre o campo e a academia, vivência fundamental para a formação profissional dos discentes”.

Fonte: Diretoria do Centro de Ciências Agrárias – Fone: 85 3366 9732